Imitar Jesus Cristo, nosso desafio - Primeira Igreja Batista em Camocim-CE

ULTIMAS

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Imitar Jesus Cristo, nosso desafio

Imitar Jesus é o desafio de todo cristão. É uma atitude que só é capaz de tomá-la quem já passou pela experiência de ser transformado de criatura para filho de Deus (Jo. 1.12 / Ef. 1.13). É uma caminho que passa pela humilhação e a obediência até chegar na exaltação. Jesus foi apresentado aos Filipenses como exemplo de humilhação, obediência e de como Deus o exaltou no tempo adequado. Somos chamados a imitar a Cristo em sua humilhação, obediência a Deus, em sua atitude de servo aguardando a exaltação dada por Deus. Que disciplinas cristãs se destacam neste texto? Paulo, no texto de Fp. 2.6-11, cita um hino primitivo provavelmente traduzido do aramaico. SUBSISTINDO EM FORMA – Cristo era a imagem e glória de Deus. Uma afirmação de que Cristo é Deus.


v. 6 —> O contraste entre o primeiro Adão e Cristo, o segundo Adão, desejando ser “como Deus” (Gn. 3.5) quis usurpar esse lugar através da sua desobediência. Cristo sendo Deus, em vez de explorar a sua posição, escolheu o caminho da humilhação que o levou até a terrível morte de cruz sendo por isso proclamado Senhor. 


v. 7 —> Se escravizou. Não renunciou a atributos divinos: a onisciência, onipresença, mas assumiu a forma de um servo e ocultou sua glória natural (Jo. 17.5,24 / Lc. 9.32). Figura humana: Cristo não somente se assemelhou aos homens, era verdadeiro homem.
v.8 —> Se humilhou – Sua humilhação evidente na vida toda, atingiu seu ponto culminante na morte.
v. 9 —> Exaltou sobremaneira – Ressurreição e exaltação do Senhor é a resposta do Pai à sua obediência filial é o amem do Pai ao “está consumado” do filho (Mt. 28.18 / Jo. 17.2). Cristo como Senhor. LIÇÕES:


1. Jesus Cristo desceu, encarnou, humilhou-se até a morte. Seus seguidores são capacitados a imitá-los. (Fp. 1.29,30 / Is. 53.7/ Tg.4.10 / I Pe. 5.6 / Mt. 23.12 / Fp. 2.8). Humildade não é subserviência, também não é uma atitude para orgulho. Com ela manifestamos nossa fraqueza ou nosso nenhum mérito ou pouco mérito. Jesus foi humilde até a morte. A humildade nos conduz à honra (v. 8). Paulo disse: “Sei estar humilhado” (Fp. 4.12). Ele escreveu esta carta quando estava preso por causa da Palavra. Jesus Cristo humilhou-se por deixar toda a sua glória e se equiparar a um humano terreno. Você está convidado a ser humilde para cumprir a sua vocação. Você é uma pessoa humilde? (Mt. 5.3)


2. Jesus obedeceu até a morte, foi-lhe submisso (MT. 26.39-42). Obedecer é melhor do que fazer sacrifícios (I Sm. 15.22). Obedecer, submeter-se à vontade de outrem e executá-la. Obedecei a vossos líderes (Hb. 13.17). Você obedece ou obedeceu a seus pais? Você obedece aos seus líderes? Esse é o caminho para a exaltação.


3. Jesus foi exaltado por Deus. Ele é Senhor. (Ap. 5.12-14) – Deus exaltou a Cristo por seu amor e obediência. Tem gente que quer glória, o sucesso, a exaltação sem se humilhar, sem servir.


O caminho para Deus passa pela humilhação. Jesus deixou-nos o exemplo. Quem aprende a obedecer chega ao sucesso e a exaltação mais cedo. 


— Reconheça a sua incapacidade de humilhar-se.
— Reconheça a sua rebelião ativa ou passiva.
— Deus anseia por exaltá-lo.
— Resolva render-se, obedecer, submeter-se a Deus.

Pr. Abraão Secundino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial