Comportamento Cristão - Primeira Igreja Batista em Camocim-CE

ULTIMAS

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Comportamento Cristão

TEMA→Comportamento Cristão
TÍTULO→Três atitudes que podem mudar o mundo
TEXTO→III João v.11

TEXTOS ADICIONAIS→Mc. 12.29-31; Cl. 3.12-14; Gl. 5.22-26

Quebra Gelo – Uma característica dominante que você admira na pessoa que está ao seu lado.

INTRODUÇÃO
            Talvez haja alguém aqui com o firme desejo de saber como deve agir como cristão de forma a glorificar a Deus com a sua vida e a trazer edificação aos outros. Esta reflexão é para você que vive neste século onde todos carecem de amor, mas estão com medo.
            Neste versículo João escrevendo a Gaio, orientou-o a não imitar o mal, mas praticar o bem e permanecer no amor de Deus.
            Estas orientações são válidas para todos os cristãos de todos os tempos e podem mudar nosso mundo.
            Que orientações são essas e porque são tão importantes?
1.      O mundo em que vivemos (2 Tm 3.1-4)
Vivemos dias difíceis numa sociedade materialista e individualista. Com o homem no centro e não Deus. Desrespeito à vida, ao meio ambiente e os resultados são visíveis: violência; estrago; abandono; inversão de valores; muito lixo produzido e má utilização do mesmo; desrespeito ao idoso; escassez de água; a produção de alimentos em muitos lugares não acompanha o ritmo do consumo.
Você é uma testemunha da religião do amor?  Você ama a Deus e às pessoas? Você “anda em amor, como Cristo amou e se deu por nós”? Você aproveita para “sempre que tem tempo fazer o bem a todos os homens”, e no mais alto grau possível? (John Wesley)
O mundo em que vivemos agoniza e precisa que todos se proponham a seguir a Cristo, andem como ele andou, fazendo o bem a todos.

2.      Não cause nenhum dano, evitando todo tipo de mal (John Wesley) – Gl. 5.15
“Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.”
Se evito o mal:
- não posso mais fofocar sobre o conflito;
- não posso mais falar de modo  depreciativo sobre os que estão envolvidos no conflito;
- não posso mais manipular os fatos do conflito;
- não posso mais depreciar aqueles que não concordam comigo e devo honrá-los como filhos de Deus.

Abandonar o caminho do mal no mundo e seguir o caminho de Jesus é uma atitude corajosa e requer consideração honesta, cuidadosa e de oração.
O custo do discipulado (Lc. 14.28-33) – Evitar o mal é o primeiro passo para uma vida agradável a Deus (Rm 12.1).
A partir de hoje sempre pergunte a si mesmo (a): Estou ajuntando com Jesus ou espalhando? Estou favorecendo o exército do inimigo? A quem estamos favorecendo? De que lado estamos?

3.      Faça o bem (III Jo. v.11; At. 10.38)
Agostinho escreveu: “Você deve a consciência a Deus, ao outro você não deve nada, a não ser o amor mútuo” (Agostinho)
Lc. 6.27-28 -  traz uma orientação de Jesus em amarmos os inimigos e fazermos  o bem aos que nos aborrecem e nos maldizem e orar pelos que nos caluniam.
“Toda ação e toda palavra devem passar pelo crivo do amor e da vontade de Deus, e ser medida para descobrir se de fato o seu propósito é levar o bem e a bondade a todos ao seu alcance.”
Fazer o bem começa quando decidimos abandonar o caminho do orgulho, arrogância, incredulidade e egoísmo e trilharmos pela vida simples, combinando com a humildade, a fé, o fruto do Espirito Santo (Gl 5.22).
-Fugindo dos que puxam para baixo; - andar com Jesus; - a prática da caridade/solidariedade – ação sem interesses de quem pratica. - Se pratico o bem para com todos, eu já estou amando como Jesus amou (Rm 12.9,10-13)

4.      Permaneça no amor de Deus (Jo. 8.31)
“Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos.”
(Jo. 15.4a) –“Permanecerei em mim, e eu permanecerei em vós.”
(Jo. 15.9b) –“Permanecei no meu amor.”
(Mt. 10.22) – “Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.”

(I Co. 13.13) – “Agora pois permanecem estes três; a fé, a esperança e o amor.”
Não importa só começar bem, importa terminar bem. Você precisa repousar na graça e batalhar pelo poder do Espirito Santo para que ele te dê forças para perseverar.
- “Não olhe as circunstâncias.”
Evite mirar em pessoas, olhe para Jesus, pessoas são falíveis.
Ponha suas expectativas na palavra e nas promessas de Deus na Bíblia (Cl. 2.6-7).
“Tudo o que temos na vida é a vida. Coisas: carros, casas, educação, trabalho, dinheiro vem e vão, viram pó entre os nossos dedos para mudar ou desaparecer... O segredo da vida... é que ela deve se desenvolver de dentro para fora” (Joan Chutister)

CONCLUSÃO
Compartilhamos hoje sobre três atitudes importantes para a vida dos que estão dispostos a seguir a Jesus Cristo com fidelidade no coração:
- Não cause danos a ninguém, evite todo tipo de mal;
-Faça o bem: sermos misericordiosos de todas as formas de acordo com a sua capacidade; quando tiverem oportunidade, fazendo o bem de toda espécie possível e tanto quanto possível a todos” (John Wesley).
-Permaneça no amor de Deus. Observando todas as ordenanças de Deus.                     

Pr. Abraão Secundino
PENSE E RESPONDA
1-      Lembre as três regras simples para a vida do Cristão que podem e muito melhorar o mundo.
R –1) Não cause danos, evite fazer o mal; 2) Faça o bem sempre que puder à qualquer pessoa; 3)Permaneça no amor de Deus.
2-      De que maneiras podemos deixar de fazer o mal? Não causar danos?
R – Evitando propagar comentários e fofocas; - Fazendo sempre uma faxina espiritual; - Evitar falar de modo depreciativo sobre pessoas que estão envolvidas num conflito que também tenha me atingido; - Não manipular fatos sobre o conflito; - Evitar depreciar aqueles que não concordam comigo devendo sempre honrá-los como filhos de Deus.
3-      De que forma podemos formar uma “corrente do bem” em nosso modo de viver (III Jo v.11) (Mt 5.43s) R – Tendo uma vida transformada pelo poder do Evangelho (conversão e discipulado); - Imitando Jesus Cristo em nossa prática de vida baseados (as) na palavra de Deus; - Solidariedade e amor para com os outros em suas necessidades e dores; - Socorrendo os aflitos; - Amparando os que sofrem.
4-      Permanecer no amor de Deus nos garante o que? R – A perseverança em seguir  Cristo e obedecê-lo nos garante a salvação (Jo. 15.4,9).
5-      O que temos nesta vida e levamos desta vida? R – o que temos nesta vida é a própria vida, os recursos, o dinheiro, carros, casas, são detalhes, empréstimos que um dia se vão, escorrem pelos nossos dedos ou são transferidos para outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial