A Restauração de Pedro TEXTO→João 21.15-22 - Primeira Igreja Batista em Camocim-CE

ULTIMAS

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A Restauração de Pedro TEXTO→João 21.15-22


 TEMA→ A Restauração de Pedro
TEXTO→João 21.15-22






Quebra Gelo – O que você faria se Jesus Cristo, olhando nos seus olhos, lhe perguntasse: “Você me ama”?


PEDRO É PERDOADO


            João é o único que nos conta em seu Evangelho que Jesus restaurou o ministério de Pedro depois que este o negou três vezes (Jo18:17, 25-27; 21:15-19). Pouco tempo antes desse encontro dramático com o Senhor ressuscitado, Pedro disse com toda ousadia que, se preciso fosse, daria sua vida por Jesus. Mas Jesus disse a Pedro que este, na verdade, iria negá-lo três vezes naquela mesma noite (Jo13:37-38)
          Mais tarde, naquela noite, Jesus foi preso. E enquanto Ele era interrogado pelo sumo sacerdote, Pedro se escondeu no pátio. Por três vezes Pedro foi reconhecido como um dos seguidores de Jesus; e por três vezes negou que o conhecia, cumprindo assim as palavras de Jesus.
            Lucas relata que, quando percebeu o que tinha feito, Pedro chorou amargamente (Lc22:62). Imagine, então, como estavam as emoções de Pedro nesse encontro com o Senhor ressuscitado no mar Tiberíades. Por outro lado, Pedro estava profundamente feliz por ver o Senhor ressuscitado. Por outro lado, o discípulo ainda devia estar constrangido e envergonhado por ter abandonado Jesus na hora que ele mais precisava.
            Por três vezes o Senhor perguntou a Pedro se este o amava. Nas duas primeiras vezes, usou o verbo agapao, que significa um amor divino, que se revela por um amor profundo, abnegado e comprometido com a vontade de Deus (ver I Cor 13). Pedro, entretanto, respondeu usando o verbo phileo, que indica o sentimento forte de amizade que nutria pelo Senhor. No entanto, quando reconheceu que amava o Senhor, Pedro recebeu a tarefa de alimentar seus cordeiros e apascentar suas ovelhas.
            Expressar amor a Jesus significa aceitar a tarefa de fazer a obra de Deus e ser fiel a Ele. Pedro teve dificuldades durante o ministério terreno de Jesus. Como estava prestes a partir, Jesus queria ter certeza do comprometimento de Pedro.
            Na terceira vez que perguntou a Pedro se este o amava, Jesus usou o verbo phileo, que indica uma forte amizade. Jesus ensinou que aquele que realmente ama seu amigo entrega a vida por ele. Pedro, ao contrário, havia negado Jesus três vezes. Não obstante, com sua últimaresposta, tu sabes que eu te amo (Jo21:17), Jesus viu o comprometimento de Pedro e assegurou aos outros discípulos de que ainda havia união entre eles dois. Assim, Jesus mostrou que havia perdoado Pedro totalmente. Nesse diálogo, o Senhor deu a Pedro uma posição de liderança, a fim de que este exercesse seu futuro ministério de anunciar o Evangelho.


PENSE E RESPONDA

1-      Por que Pedro carecia do perdão e restauração espiritual em seu viver?
      (João 18:17, 25-27) (João 21:15-19) (João 13:37,38)
R –Pedro se decepcionou e fraquejou espiritualmente como Cristo havia profetizado, ele negou a Cristo três vezes e após encarar o olhar fixo de Jesus para ele, ficou muito angustiado e abatido.Os dias que se seguiram à crucificação e morte de Jesus foram de grande dor e abatimento para todos os discípulos. Pedro sentia-se só e decepcionado com a sua atitude. Voltou a pescar e estava muito desanimado. Daí, precisar de restauração espiritual.

2 – Como aconteceu a restauração de Pedro? (João 21:15-22)
R. Jesus procurou por Pedro;
            Aproximou-se dele, buscou ocasião oportuna para o diálogo.
            No momento certo, confrontou-o com mansidão e firmeza.
            Oportunizou a Pedro confessar três vezes que o amava.
            A cada vez deu-lhe a missão de cuidar e apascentar o rebanho do Senhor.
          Pedro sentiu que apesar de tudo Jesus o perdoara e confiara-lhe a missão que era do Senhor. Pedro foi restaurado.

3 – Que termos foram usados por Jesus e Pedro quando trataram do relacionamento entre eles no que diz respeito ao amor?
            R. Na primeira e segunda pergunta Jesus Cristo usou o termo grego agapao para se referir ao amor. Quando perguntou “tu me amas”
            A tradução desse termo é: amor infinito (I Co. 13:4-7)
            Pedro usou o vocábulo grego phileo, que é traduzido como: “eu gosto muito de você”, eu sou seu irmão, seu amigo;
           Na terceira ocasião Jesus Cristo usou o termo phileo– Você é meu amigo? “É leal a mim”? “Gosta de mim”?
            Pedro respondeu positivamente, um pouco triste por Jesus ter lhe perguntado pela terceira vez a mesma coisa.

4 – Há algum empecilho em sua vida que esteja lhe afastando da comunhão com Jesus e com os irmãos?

5 – De que maneira este grupo poderia lhe ajudar em oração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial