VIDA CRISTÃ - Primeira Igreja Batista em Camocim-CE

ULTIMAS

sexta-feira, 17 de abril de 2015

VIDA CRISTÃ


OS INIMIGOS DO CRISTÃO E COMO VENCÊ-LOS

TEXTO BÁSICO→JOÃO 2:12-17 

2:12-14 – Esses versículos contêm dois grupos de três itens cada, descrevendo os leitores de João como filhinhos, pais e jovens. Essas três categorias não são nem grupos etários nem de estágios espirituais. Parece que cada grupo faz referência a todos os leitores de João. Por exemplo: vistos como crianças pequenas, eles sabem que seus pecados estão perdoados. Vistos como pais, não só eles sabem que têm um relacionamento com Deus como também têm o conhecimento de Deus que vem de obedecer a Seus mandamentos. Vistos como jovens, eles são fortes. A repetição na tríade é para efeito enfático. João argumenta que o objetivo de ter escrito a epístola era o progresso espiritual deles. A segunda referência a crianças deveria ser traduzida como escrevi-os e não escrevo-vos, no presente, aumentando o equilíbrio entre os três grupos.
2:15-17 – Tendo reafirmado seus laços espirituais com veemência, agora João alerta os leitores a respeito dos perigos que rodeiam os cristãos, apesar de seu estágio na caminhada em Cristo. Amar o mundo nega o amor por nosso santo Deus e identifica-nos com um sistema fadado à condenação.
2:15 – Não ameis o mundo poderia ser reformulado como “parem de amar o mundo”. Os leitores de João estavam agindo de forma incoerente com o relacionamento com Cristo. Mundo, aqui, é o sistema moralmente corrupto em oposição a tudo o que Deus é e preza. Nesse sentido, o mundo é o sistema satânico que se opõe ao Reino de Cristo na terra (1Jo 2:16; 3:1; 4:4; 5:19; Jo 12:31; 15:18; Ef 6:11,12; Tg 4:4)
Amor do Pai. Refere-se ou ao amor direcionado a Deus em resposta a Seu amor, ou ao amor que Deus sente por nós. É mais provável que o sentido seja o primeiro. Não é possível amar o mundo e amar a Deus ao mesmo tempo (Tg 4:4).
2:16 – A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. O mundo é caracterizado por essas três concupiscências, que têm sido interpretadas como correspondentes às três diferentes formas como Eva foi tentada no jardim (Gn 3:6), ou às três diferentes tentações por que Cristo passou (Lc 4:1-12). Mas as correspondências não são assim tão exatas para afirmar que João esteja aludindo a qualquer uma delas. João provavelmente estava citando uma pequena lista das tentações que poderiam atrair os cristãos e levá-los para longe do Deus amoroso. A concupiscência da carnese refere ao desejo por prazeres pecaminosos (principalmente os de natureza sexual). A concupiscência dos olhos se refere à ambição ou ao materialismo.  A soberba da vida se refere ao orgulho que a pessoa sente de sua situação no mundo.
2:17 – O mundo passa. João ressalta a brevidade da vida. Ser consumido por esta vida é estar despreparado para a vindoura. É uma tragédia investir nossos recursos no que não há de durar.

PENSE E RESPONDA

1.      Mediante o texto de I Jo2:14-17. Quais são os três inimigos do Cristão?

2.      De que maneira o cristão vence o mundo, a carne e o diabo?

3.      O que João queria dizer com “o mundo” (vv 15-17)? O que significa amar o mundo?

4.      O amor pelo mundo compete com o amor a Deus em que áreas de sua vida:
Finanças (   )   Administração de Tempo (   )            Prioridades (    )         Relacionamentos (   )



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial