OS INIMIGOS DO
CRISTÃO E COMO VENCÊ-LOS
2:12-14
– Esses versículos contêm dois grupos de três itens cada, descrevendo os
leitores de João como filhinhos, pais e
jovens. Essas três categorias não são nem grupos etários nem de estágios
espirituais. Parece que cada grupo faz referência a todos os leitores de João.
Por exemplo: vistos como crianças pequenas, eles sabem que seus pecados estão
perdoados. Vistos como pais, não só eles sabem que têm um relacionamento com
Deus como também têm o conhecimento de Deus que vem de obedecer a Seus
mandamentos. Vistos como jovens, eles são fortes. A repetição na tríade é para
efeito enfático. João argumenta que o objetivo de ter escrito a epístola era o
progresso espiritual deles. A segunda referência a crianças deveria ser
traduzida como escrevi-os e não escrevo-vos, no presente, aumentando o
equilíbrio entre os três grupos.
2:15-17
– Tendo reafirmado seus laços espirituais com veemência, agora João alerta os
leitores a respeito dos perigos que rodeiam os cristãos, apesar de seu estágio
na caminhada em Cristo. Amar o mundo nega o amor por nosso santo Deus e identifica-nos
com um sistema fadado à condenação.
2:15
– Não ameis o mundo poderia ser
reformulado como “parem de amar o mundo”. Os leitores de João estavam agindo de
forma incoerente com o relacionamento com Cristo. Mundo, aqui, é o sistema moralmente corrupto em oposição a tudo o
que Deus é e preza. Nesse sentido, o mundo
é o sistema satânico que se opõe ao Reino de Cristo na terra (1Jo 2:16; 3:1;
4:4; 5:19; Jo 12:31; 15:18; Ef 6:11,12; Tg 4:4)
Amor do Pai.
Refere-se ou ao amor direcionado a Deus em resposta a Seu amor, ou ao amor que
Deus sente por nós. É mais provável que o sentido seja o primeiro. Não é
possível amar o mundo e amar a Deus ao mesmo tempo (Tg 4:4).
2:16
– A concupiscência da carne, a
concupiscência dos olhos e a soberba da vida. O mundo é caracterizado por
essas três concupiscências, que têm sido interpretadas como correspondentes às
três diferentes formas como Eva foi tentada no jardim (Gn 3:6), ou às três
diferentes tentações por que Cristo passou (Lc 4:1-12). Mas as correspondências
não são assim tão exatas para afirmar que João esteja aludindo a qualquer uma
delas. João provavelmente estava citando uma pequena lista das tentações que
poderiam atrair os cristãos e levá-los para longe do Deus amoroso. A concupiscência da carnese refere ao
desejo por prazeres pecaminosos (principalmente os de natureza sexual). A concupiscência dos olhos se refere à
ambição ou ao materialismo. A soberba da vida se refere ao orgulho que
a pessoa sente de sua situação no mundo.
2:17
– O mundo passa. João ressalta a
brevidade da vida. Ser consumido por esta vida é estar despreparado para a vindoura.
É uma tragédia investir nossos recursos no que não há de durar.
PENSE
E RESPONDA
1.
Mediante o texto de I Jo2:14-17. Quais são os
três inimigos do Cristão?
2.
De que maneira o cristão vence o mundo, a
carne e o diabo?
3.
O que João queria dizer com “o mundo” (vv
15-17)? O que significa amar o mundo?
4.
O amor pelo mundo compete com o amor a Deus em
que áreas de sua vida:
Finanças ( ) Administração de Tempo ( ) Prioridades
( ) Relacionamentos
( )
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