Quebrantamento/Arrependimento - Primeira Igreja Batista em Camocim-CE

ULTIMAS

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Quebrantamento/Arrependimento



1Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim. 2O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
Isaías 1:2-3





Deus usou Isaías para comunicar sua mensagem a Judá, o povo do Reino do Sul, especialmente os magistrados, sacerdotes e profetas de Jerusalém. A nação de Israel está dividida em duas partes: Judá (Reino do Sul) e Israel (Reino do Norte). A mensagem de Isaías é dirigida principalmente ao Reino do Sul, mas também se aplica ao Reino do Norte, pois a nação inteira está trilhando o caminho do pecado e da idolatria, que acabará por destruí-la. Assim nesse livro, ás vezes a palavra Israel se refere a ambos os reinos o do Sul e do Norte.Isaías viveu para testemunhar a ruptura do Reino norte pela Assíria, em 722 a.C. Portanto, esse registro das visões de Isaías contem as revelações que Deus amorosamente concedeu durante os reinados de Uzias (792–740 a.C.), Jotão (752–736 a.C.), Acaz (736–720 a.C.), Ezequias (729–699 a.C.). Como Deus não muda e sua Palavra é eterna, a revelação também é válida para seu povo nos dias de hoje.

1.2,3 — O indiciamento contra Judá consiste de duas partes: →1)  Isaías convoca céu e terra a testemunhar o julgamento (v.2); → 2)  o Senhor, como autor da ação, indicia a nação de Judá, aqui chamada Israel (v. 2,3).

1.2 — Moisés, que mediara o pacto de Deus com Israel no Sinai, convoca os céus e a terra (ou seja, toda a criação) a testemunhar que Ele havia alertado os Israelitas de que seriam julgados por sua desobediência (Dt. 4.24 / 30.19 / 31.28). Assim como Jacó e Labão fizeram de uma pilha de pedras uma testemunha de acordo entre ambos (Gn. 31.43-55), também a criação é considerada uma testemunha adequada para o caso entre Deus e Israel. O relacionamento entre Ele e seu povo é pessoal. Ele compara Israel a filhos ingratos (Is. 63.8 / Ex. 4.22 / Os. 11.1). O termo hebraico traduzido por “prevaricaram” significa recusar-se a se submeter à autoridade e ao poder de alguém. 
1.3 — Até mesmo o boi e o jumento reconhecem o dono que o alimenta e, portanto não se rebela contra ele. Mas Israel, os filhos que o próprio Deus Criara e alcançara (v. 2) rebelou-se contra Ele. A rebelião de Judá é incompreensível e imperdoável. Na mensagem de domingo passado foi destacado que como criação de Deus, fomos formados do pó da terra. Somos parte da criação de Deus. Ele conclama os céus e a terra para testemunhar a rebelião dos seres humanos. Se refere à reverencia que animais como o jumento e o boi tem para com os seus donos mas Israel não se submete nem obedece a Deus. Será que há alguma semelhança no comportamento religioso, ético e moral do povo de Israel  dos tempos de Isaías com o comportamento religioso e a situação dos cristãos brasileiros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial