1Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o
SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra
mim. 2O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu
dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
IsaÃas
1:2-3
Deus
usou IsaÃas para comunicar sua mensagem a Judá, o povo do Reino do Sul,
especialmente os magistrados, sacerdotes e profetas de Jerusalém. A nação de
Israel está dividida em duas partes: Judá (Reino do Sul) e Israel (Reino do
Norte). A mensagem de IsaÃas é dirigida principalmente ao Reino do Sul, mas
também se aplica ao Reino do Norte, pois a nação inteira está trilhando o
caminho do pecado e da idolatria, que acabará por destruÃ-la. Assim nesse
livro, ás vezes a palavra Israel se refere a ambos os reinos o do Sul e do
Norte.IsaÃas viveu para testemunhar a ruptura do Reino norte pela AssÃria, em
722 a.C. Portanto, esse registro das visões de IsaÃas contem as revelações que
Deus amorosamente concedeu durante os reinados de Uzias (792–740 a.C.), Jotão
(752–736 a.C.), Acaz (736–720 a.C.), Ezequias (729–699 a.C.). Como Deus não
muda e sua Palavra é eterna, a revelação também é válida para seu povo nos dias
de hoje.
1.2,3 —
O indiciamento contra Judá consiste de duas partes: →1) IsaÃas convoca céu e
terra a testemunhar o julgamento (v.2); →
2) o Senhor, como autor da ação,
indicia a nação de Judá, aqui chamada Israel (v. 2,3).
1.2 —
Moisés, que mediara o pacto de
Deus com Israel no Sinai, convoca os céus e a terra (ou seja, toda a criação) a
testemunhar que Ele havia alertado os Israelitas de que seriam julgados por sua
desobediência (Dt. 4.24 / 30.19 / 31.28). Assim como Jacó e Labão fizeram de
uma pilha de pedras uma testemunha de acordo entre ambos (Gn. 31.43-55), também
a criação é considerada uma testemunha adequada para o caso entre Deus e
Israel. O relacionamento entre Ele e seu povo é pessoal. Ele compara Israel a
filhos ingratos (Is. 63.8 / Ex. 4.22 / Os. 11.1). O termo hebraico traduzido
por “prevaricaram” significa recusar-se a se submeter à autoridade e ao poder
de alguém.
1.3 — Até mesmo o boi
e o jumento reconhecem o dono que o alimenta e, portanto não se rebela contra
ele. Mas Israel, os filhos que o próprio Deus Criara e alcançara (v. 2)
rebelou-se contra Ele. A rebelião de Judá é incompreensÃvel e imperdoável. Na
mensagem de domingo passado foi destacado que como criação de Deus, fomos
formados do pó da terra. Somos parte da criação de Deus. Ele conclama os céus e
a terra para testemunhar a rebelião dos seres humanos. Se refere à reverencia
que animais como o jumento e o boi tem para com os seus donos mas Israel não se
submete nem obedece a Deus. Será que há alguma semelhança no comportamento
religioso, ético e moral do povo de Israel
dos tempos de IsaÃas com o comportamento religioso e a situação dos
cristãos brasileiros?
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