Jesus nas bodas de Caná - Primeira Igreja Batista em Camocim-CE

ULTIMAS

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Jesus nas bodas de Caná



1E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. 2E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. 3E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. 4Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 5Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. 6E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. 7Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. 8E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. 9E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. 10E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. 11Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. João 2:1-11


É muito fascinante observar que Jesus Cristo começou os seus sinais e prodígios miraculosos numa festa de casamento em que o vinho acabou. O que aprendemos neste texto sobre Jesus e seu ministério? O que esse texto diz sobre Maria e sua atitude naquela festa? Jesus começou a realizar seus sinais numa festa de casamento, isso revela que Jesus era sociável, humano, mas sempre olhando para a cruz. Jesus Cristo está presente ainda hoje nos lares que o convidam e manifesta seus sinais quando compartilhamos as necessidades com ele e o esperamos obedientemente. João 2.1,2 – Ao terceiro dia significa o terceiro dia depois do ultimo dia mencionado (João 1.43). Ir de onde João batizava até Caná levava cerca de três dias de caminhada. Caná ficava cerca de sete quilômetros ao norte de Nazaré. A mãe de Jesus, convidada da festa, talvez era parenta dos noivos, assim como Jesus. João 2.3 – A hospitalidade no oriente era um dever social sagrado. As bodas duravam uma semana. A família era humilde. Maria interviu, não pedindo diretamente que Jesus fizesse algo. Apenas comunicou o que estava acontecendo. Ela sabia da sua divindade; havia sido informada disto desde quando Ele estava em seu ventre (Lc. 1.32,33). Devemos aprender com Maria a obediência, a submissão confiando no poder do Senhor. João 2.4 – MULHER era uma forma respeitosa de se dirigir a uma pessoa do sexo feminino (Jo. 19.26). João 2.5 – A resposta de Jesus a Maria parece demonstrar que Ele se recusou a fazer algo a respeito. Mas, ainda assim ela confiou que Ele o fizesse. “Fazei tudo quanto Ele vos disser” eis uma decisão e conselho maravilhoso. A plena obediência traz  alegria satisfação e transformação. LIÇÕES:

1 – Jesus revelou a sua humanidade (Jo. 2.1,2) sensibilidade e sociabilidade, foi humano. Como seguidores de Jesus devemos ser pessoas sociáveis; devemos estar perto das pessoas sem nos contaminarmos (Jo. 11.35).

2 – Jesus Cristo é o único intercessor e mediador, não Maria (Jo. 2.3 / Jo. 14.16 / I Tm. 2.5). Maria obedeceu e submeteu-se a Deus e a Jesus Cristo como Salvador (Jo. 2.5).  Maria creu e confiou (Jo. 3.5-6).

3 – Jesus tinha boa relação com sua mãe humana eles estivem juntos até a crucificação e quando Ele ressuscitou e apareceu glorificado ela estava ali, esperando nas promessas de Deus. Que tipo de mãe é você? Que tipo de filho (a) você tem se tornado? Você honra a seus pais?  
Pr. Abraão Secundino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial