GP - Precisamos Começar e Terminar Bem - Primeira Igreja Batista em Camocim-CE

ULTIMAS

quinta-feira, 5 de junho de 2014

GP - Precisamos Começar e Terminar Bem


TÍTULO Vida com Deus
TEMA Precisamos Começar e Terminar Bem

TEXTO Juízes 13 a 16

Quebra-gelo Compartilhe uma escolha que lhe ajudou ou prejudicou no seu relacionamento com Deus.

INTRODUÇÃO
Sansão foi uma pessoa que teve o privilégio de ser escolhido de Deus, prometido, desejado por seus pais. Além do mais, nasceu num lar de um casal extremamente piedoso. Deus dera instruções à seus pais de como ele deveria ser criado e qual seria sua missão sobre Israel. Neste tempo Israel era uma nação teocrática, quer dizer, governada tendo como base a religião. Sansão cresceu e não sabemos se alguém falhou em  repassar os princípios de fé para ele.
Bem jovem Sansão ignorou as orientações e tradições religiosas e familiares e escolheu uma pessoa de outra religião e de outro país para ser sua esposa. (Ex. 34.16; Dt. 17.3 – Jz. 14.1-3). Na interpretação do autor de Juízes, esta escolha teve a influência de Deus para através de Sansão, punir os filisteus que dominavam Israel (v.4).
Hoje também muitos jovens sofrem por não terem critérios na escolha de seu cônjuge. Sansão teve conflitos e guerras com os conterrâneos de sua futura esposa e não contraiu núpcias com ela. Matou muita gente e voltou para casa. (Jz.15.13). Sansão teve outros casos amorosos, até com prostitutas (Jz. 16.1). Afeiçoou-se de Dalila que morava em Gaza, uma das cinco cidades dos filisteus.
Sansão, considerado homem fisicamente mais forte de sua época classificava-se entre os moralmente mais fracos. Sansão se deu mal de novo em sua escolha. Foi traído por sua noiva que era parte de uma farsa dos filisteus para atraí-lo ao precipício e à morte. Sansão abriu seu coração para Dalila que escancarou seus segredos para seu povo. Deus não livrou Sansão como das vezes anteriores. Ele foi preso, jogado numa masmorra com cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere. Seu cabelo cresceu de novo. Num determinado dia ele com os olhos vazados por seus inimigos, foi levado a um anfiteatro para o humilharem, brincarem e rirem dele, já cego não podia se defender. Diante de três mil pessoas, estava sendo ridicularizado. Então, clamou a Deus e pediu que só mais aquela vez o ajudasse e decidiu morrer junto com seus algozes. Pediu para se aproximar das colunas que sustentavam o anfiteatro. Derrubou toda a estrutura em cima de todos, até ele próprio morreu junto. Podemos tirar muitas lições da história de Sansão.
1.       Não é importante apenas começar bem, precisamos terminar bem. Sansão tinha todas as condições para viver dentro da vontade e do plano de Deus para sua vida, mas escolheu seguir o seu próprio caminho. Quis administrar sozinho sua vida.
2.       Honrar aos pais e obedecê-los traz vida longa aos que assim procedem.
3.       Precisamos lembrar, das profecias e promessas de Deus feitas pra nós no passado e não nos desviarmos do propósito de Deus, nem para a direita nem para a esquerda.
4.       O mundo nos convida para trilharmos caminhos prazerosos e perigosos “Há caminhos que ao homem parecem direitos, mas são verdadeiros caminhos de morte.”
5.       Nossas escolhas em nossa trajetória de vida apontam para o que vamos ser e ter no futuro. Adiar prazeres é uma das formas de nos mantermos centrados em nossos objetivos e no plano de Deus.
6.       A escolha de alguém para namoro, noivado e casamento precisa ser dentro do padrão de Deus.
a)Uma pessoa que teme ao Senhor.
b) Uma pessoa do seu nível cultural e social será mais fácil no futuro lar.
c)Uma pessoa que tenha uma família funcional ou que pelo menos tenha amor e respeito entre seus integrantes. Quando nos casamos com alguém, também casamos com seus parentes e agregados.
d)Sexo é bom mas só no contexto do casamento. O contrário é defraudação, adultério ou prostituição.
e) Devo respeitar as diferenças da pessoa com quem vou conviver.
f) Deus chama o homem e a mulher para serem santos.
g) Devemos entender que a lei da semeadura e colheita é para todos, “Tudo que o homem plantar, isso também colherá.”
7.       Deus ouve e socorre até seus servos infiéis. Quando ele escolhe alguém para uma tarefa capacita esta pessoa e lhe dará condições de executá-la. O plano de Deus será realizado com e através de nós.
8.       Deus atendeu a Sansão duas vezes que este orou pedindo socorro mesmo na infidelidade. (Juízes 15.18-20; 16.28-31)
9.       Quando Deus vê que todas as tentativas foram frustradas com um servo seu, ele resolve recolher, muitas vezes em grande dor e sofrimento.
10.   Submeter a vida ao Senhor e obedecê-lo é sinal de amor por parte do (a) servo (a) e a receita para começar e terminar bem no relacionamento com Deus.


PENSE E RESPONDA

1 -    Qual o propósito de Deus na vida de Sanção? (Jz. 13.6-14)
R- separá-lo para uma tarefa específica em seu Reino. Ser nazireu de Deus, santo ao Senhor. Seria um líder espiritual e político para livrar uma nação.

2 - O que se observa no comportamento de Manoá como esposo e pai? (Jz. 13.8-10)
R – Duas vezes sua casa foi visitada pelo anjo de Deus e nunca Manoá estava em casa. Apesar de fiel a Deus, omissão e abandono por parte do pai ou da mãe constituem-se abuso para com o cônjuge e filhos.

3   3 -  Qual foi a falha na educação de Sansão para que agisse da forma que agiu em relação a Deus e a sua missão?
R –Não podemos mensurar, mas dado pela escolha de seu nome – o significado do nome Sansão é “pequeno sol” e, considerando as circunstâncias do nascimento do menino, a mãe era estéril e com certa idade, pode ter havido mimo demais e ausência de alguns limites. Pois muitos piedosos geraram filhos muito infiéis na história bíblica.

     4 -    Como se chamava o pai de Sansão? R – Mano
    5 -  O anjo anunciou que Sansão seria nazireu de Deus. O que isso significa? (Jz. 13.7) R- Separado, consagrado ao Senhor para sua obra.

6  6 - A que o nazireado de Sansão se compara à vida do crente? (Rm.12.12) R – Fomos resgatados das trevas e de uma forma de vida perversa (Ef. 2.1-10), mas Deus nos chamou para a santidade (Rm. 12.1-2), corpo consagrado a Deus. Sem relações sexuais ilícitas, sem álcool ou drogas. Evitamos pegar a forma do mundo. Uma mente renovada é exigida, baseada na palavra de Deus. O objetivo de Deus é que experimentemos os resultados desta vida santa – a santa, agradável e perfeita vontade de Deus.
           
    7 -     Que exemplo Manoá deu para todos os pais?(Jz.13.8) R- De pedir orientação a Deus em como criar o filho que ia nascer.
                
     8 -  Que escolhas de Sansão quando jovem atrapalharam seu relacionamento com Deus e o plano que Deus tinha para ele? R- Casar-se com uma pessoa estrangeira e de outra religião e costumes diferentes dos de seu povo (Jz. 14.1-4). Envolveu-se com prostituição (Jz. 16.1). Envolvimento emocional com a filistéia Dalila. (Jz. 16.4)

    9 -  Que atitudes demonstram desleixo espiritual em Sansão? R- Descobria seu coração a qualquer pessoa a quem se afeiçoasse. (Jz. 14.10-18; 16.4-18). Fez sociedade com ímpios e com eles procurou ter comunhão.

   10 -   Sansão colheu resultados de uma vida desregrada. Cite algum? R – Infeliz em algumas escolhas sentimentais; - Seus inimigos o prenderam pois Deus havia se retirado dele (Jz. 16.20); - Vazaram-lhe os olhos (Jz. 26.20); - Amarraram-no com duas cadeias de bronze e virava um moinho no cárcere; - Foi humilhado e consigo também sua família e sua nação; - Foi feito espetáculo. Fizeram-no de palhaço. (Jz. 16.25) – Morreu junto com seus algozes.
  
    11 - O que mais lhe chamou a atenção nesta história?
    12 -    Cante um corinho que trate da história de Sansão.
    13 -   Qual o significado do nome Sansão? R – Pequeno Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial