DEUS E O DINHEIRO
Texto Básico: 1 Crônicas 29.10-20
INTRODUÇÃO
1. Quem é o Criador
de todas as coisas?
2. Deus é o Criador
de todas as coisas, e, por isso mesmo, Ele tem direito absoluto sobre tudo.
Veja os seguintes versículos:
(Salmos
24:1-2), (Jó 38:1, 4-6), (Jó 41:11)
3. A relação do homem
com as coisas criadas é apenas de mordomia, isto é, de administração: (Gênesis 1:26-29)
4. "Mordomo"
é a tradução do grego "Ecônomo", que significa, literalmente, "aquele que é responsável pela direção
ou administração da casa". É aquela pessoa a quem é entregue os bens,
para que ele cuide e desenvolva.
5. No nosso texto
inicial encontramos Davi reconhecendo a posição sua e de seu povo, bem como a
posição de Deus em relação aos bens que eles haviam ofertado. Davi diz no
versículo 14: "... tudo vem de Ti, e
da Tua mão to damos".
6. Quem é o Deus de
Davi? O que pertence ao Deus de Davi? Quem é Davi e o seu povo? E o que é a
NOSSA oferta? É sobre essas questões que estaremos tratando no presente estudo.
7. Vamos a elas:
I.
QUEM É O DEUS DE DAVI? "Pelo que
Davi louvou ao SENHOR perante os olhos de toda a congregação e disse: Bendito
és tu, SENHOR, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade" (1
Crônicas 29:10 RC)
1. "SENHOR"
é a tradução do hebraico JAVÉ, que também pode ser traduzido, como na BLH, por
"ETERNO".
2. Na ocasião da
teofania da sarça ardente Deus se revelou como o "EU SOU": "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE
SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a
vós." (Êxodo 3:14 RC)
3. Essa revelação que
Deus faz de Si mesmo, por si só, demonstra alguns atributos de Deus que são
revelados pelas Escrituras como um todo:
a. Ele tem vida
independente, em contraste com a vida de todos os seres criados, que é derivada
ou dependente. Usando uma linguagem filosófico-teológica, Ele é a "causa
não causada", isto é, Ele é a origem de tudo, mas Ele mesmo não se origina
de nada, Ele é auto-existente.
b. Ele é o Poder
Supremo e Imutável. Ele não pode perder sequer uma mínima fração de qualquer de
suas características, e nem pode aperfeiçoá-las, pois em tudo o que Ele é o é
já o é em perfeição infinita.
4. Esse é o Deus de
Davi, o qual é também o nosso Deus. Ele é o Senhor Eterno, Criador e Senhor de
tudo e de todos.
5. No próximo ponto
veremos mais algumas características de Deus, reveladas por Davi no nosso texto
Base. Vamos então a ele:
II. O QUE PERTENCE
A DEUS? "Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e
a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na
terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe."
(1 Crônicas 29:11 RC)
1. Na primeira frase
desse versículo Davi atribui a Deus alguns valores pessoais:
a. MAGNIFICÊNCIA – Magnificência é o mesmo que grandeza. Ao Senhor pertence a grandeza. Ele
é o único Deus verdadeiro, sabemos disso, mas os israelitas sempre faziam
comparações entre a pequenez dos deuses dos outros povos e a grandeza do seu
Deus: Salmos 77:13 RC, Êxodo 18:11. Também
a grandeza de Deus em seus atos era constantemente comentada: (Salmos 106:21)
b. PODER – Sugere a
capacidade inerente de Deus para realizar qualquer atividade material ou
espiritual.
c. HONRA – Significa o
reconhecimento da obra de outra pessoa, dando-lhe a posição e as honras que
merece. Deus é merecedor de toda a honra pela posição e obra que executa. "Ora, ao Rei dos séculos, imortal,
invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém!" (1
Timóteo 1:17 RC)
d. VITÓRIA – Davi estava
reconhecendo que todas as vitórias de Israel pertenciam a Deus.
e. MAJESTADE – Elevação,
superioridade. Deus, como Rei Supremo, exerce o Seu governo envolto em
majestade e glória. "O SENHOR reina; está vestido de
majestade; o SENHOR se revestiu e cingiu de fortaleza; o mundo também está
firmado e não poderá vacilar." (Salmos 93:1 RC) / "Glória e majestade
estão ante a sua face; força e formosura, no seu santuário" (Salmo 96:6
RC)
2. Por possuir esses
valores pessoais, atribuem-se a Deus, agora, valores globais:
a. "...TEU É TUDO QUANTO HÁ NOS CÉUS E NA
TERRA..." – Toda propriedade pertence a
Deus por direito de criação, mas também por direito de preservação e redenção: Gênesis 1:27, Atos 17:22-28 , Apocalipse 5:9.
b. "...TEU É, SENHOR, O REINO, E TU TE EXALTASTE
SOBRE TODOS COMO CHEFE" – Deus é
TODO-PODEROSO, que tem em Suas mãos o domínio universal e que conhece o fim
desde o princípio e os meios que utilizará para alcançar esse fim. Tudo, sem
exceção está sob o Seu controle e Sua vontade é a razão fundamental de tudo o
que acontece. "E todos os
moradores da terra são reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera
com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua
mão e lhe diga: Que fazes?" (Daniel 4:35 RC) / "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis
que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço
estendido; não te é maravilhosa demais coisa alguma." (Jer. 32:17 RC) /
"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu
e na terra." (Mateus 28:18 RC) / "Mas o nosso Deus está nos céus e
faz tudo o que lhe apraz." (Salmos 115:3 RC) / "Tudo o que o SENHOR
quis, ele o fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos."
(Salmos 135:6 RC) / "Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas?
Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste
assim?" (Romanos 9:20 RC)
3. E a conclusão
óbvia a que chega Davi é que, se tudo pertence a Deus, tudo o que o homem é e
possui procede de Deus:
"E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu
dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o
engrandecer e dar força a tudo. Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos e
louvamos o nome da tua glória. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que
tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo
vem de ti, e da tua mão to damos." (1 Crônicas 29:12-14 RC)
4. A terceira questão
é:
III. QUEM É DAVI E
QUEM É O SEU POVO? "Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que
tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas?"
1. Com as palavras
acima Davi referia-se às ofertas feitas por ele e por toda a nação para a
edificação do templo de Jerusalém, como se acham catalogadas nos versos de 1-9
do capítulo 29. Era muitacoisa. Segundo estudiosos:
a. A Oferta de Davi,
que foi de 3.000 talentos de ouro e 7.000 talentos de prata, equivale, em
termos atuais, a mais de 100 toneladas de ouro e a mais de 240 toneladas de prata.
b. A oferta do povo
que foi de cinco mil talentos de ouro e dez mil dracmas, dez mil talentos de
prata, dezoito mil talentos de cobre e cem mil talentos de ferro, equivale a
mais de 170 toneladas de ouro, mais de 340 toneladas de prata, mais de 600 toneladas
de cobre e mais de 3.400 toneladas de ferro.
2. Grande era a
oferta, mas Davi indaga: "Quem somos nós?" Somos MORDOMOS – responde
o mesmo. Nada temos que não proceda do Senhor e somos administradores dos bens
de Deus:
"Porque tudo vem de Ti, e das Tuas mãos to
damos" (v.14).
3. Quem somos nós? "Somos
estranhos... peregrinos... como sombra os nossos dias... não temos
permanência" (v. 15)
4. Chegamos, então, à
quarta e última questão:
IV. O QUE É A
NOSSA OFERTA?
1. O ato de ofertar a
Deus é um privilégio.
2. Em II Co. 8.1-4
Paulo descreve a participação dos crentes macedônios na coleta para os pobres
da Judéia como uma graça concedida por Deus.
3. Davi também
entendia assim, e por causa disso ele pede a Deus: "SENHOR, Deus de nossos pais Abraão, Isaque e Israel, conserva
para sempre no coração do teu povo estas disposições e pensamentos, inclina-lhe
o coração para contigo" (1 Crônicas 29:18 RA)
4. Ofertar é uma
disposição interna produzida por Deus no coração e na mente do crente.
Conseqüentemente, a oferta é
a. voluntária (v.
14), b. abundante (v. 16),
c. sincera e dada com
alegria (v. 17).
CONCLUSÃO
1. Quem é o nosso
Deus, quem somos nós e o que é a nossa oferta? Que significado tem o ato de
ofertar a Deus?
2. O nosso Deus,
amados, é o mesmo de Davi. O nosso Deus é o Senhor a quem pertence a grandeza,
o poder, a honra, a vitória, a majestade, tudo quanto há no céu e na terra, o
reinado sobre tudo e sobre todos, e muito mais.
3. Nós, diante desse
Deus a quem tudo pertence, somos mordomos. Podemos até achar que somos donos de
alguma coisa, mas a verdade é que tudo pertence a Deus. Nós usufruímos, mas
temos que usufruir com responsabilidade, porque tudo é de Deus.
4. O ato de ofertar a
esse Deus deve ser encarado como um privilégio.
5. Você vai entregar
um dízimo, uma oferta para a igreja local, uma oferta para Missões? Entregue
com alegria, não como uma obrigação pesada, mas como um privilégio.
Pontos para Discutir
1 – É bíblico fazer campanha
financeira (ofertório) para construir e reformar templos?
2 – Será que o conceito que
tenho de Deus influenciará a minha maneira de contribuir na igreja?
3 – “Não contribuo porque sou
pobre ou sou pobre porque não contribuo”?
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