GP - Salvação (Para onde você está indo?) - Primeira Igreja Batista em Camocim-CE

ULTIMAS

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

GP - Salvação (Para onde você está indo?)



TEMA → Salvação (Para onde você está indo?)
TÍTULO Duas portas, dois caminhos e o destino final.

TEXTO → Mateus 7.13-14

Quebra-geloEu gosto de comodidade e praticidade, procuro o conforto e as facilidades porque ...


INTRODUÇÃO

 7.13-27 – A parte final do Sermão do Monte coloca diante de nós duas alternativas. E isso é feito por meio de algumas situações antagônicas: duas portas (Mt 7.13,14); duas árvores (Mt 7.15-20); e dois fundamentos (Mt 7.24-29). Esse era um método comum de ensinar, tanto no estilo judaico como no greco-romano.
7.13, 14 -  Larga [...] espaçoso. A maioria das pessoas neste mundo tem as mesmas atitudes dos escribas e fariseus. Elas simplesmente acreditam na salvação pelas boas obras. Jesus faz uma interpretação muito diferente da Lei, a regra de vida daqueles que o seguiam. Ele a coloca ao nível do coração e, ao fazer isso, exclui muitos de Seu Reino.
Estreita [...] poucos. Aqueles que põem sua confiança somente nas obras (1 Co 3.12-15; 6.9,10).

 (Fonte: O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento. Ed. Central Gospel. Pag. 31)

Nossa proposta ao apresentarmos esse texto que trata de Jesus Cristo ensinando sobre a vida eterna e a perdição eterna de forma figurada e usando o recurso da dualidade: A porta estreita e a larga; o caminho apertado e o caminho espaçoso.
O caminho apertado e a porta estreita que leva à vida eterna; O caminho espaçoso e a porta larga que levam à perdição.
Este recurso tanto foi usado pela teologia judaica como pelos filósofos greco-romanos. O que Jesus quis ensinar é que a porta estreita e o caminho apertado não quer dizer que Deus não seja generoso, pelo contrário, o é, (II Pe. 3.9). Acontece que as pessoas não procuram a Deus e não querem buscá-lo. Entra aqui a questão da Eleição – embora a graça de Deus seja anunciada a todos, nem todos a receberão. Por outro lado, ninguém vem a Cristo se Deus o Pai, não o trouxer. É Ele quem atrai o pecador a si, quem o converte, quem elege e predestina.
Cremos que devemos orar para que pessoas, nossos amigos, parentes, inimigos e desconhecidos sejam chamados e escolhidos por Deus enquanto estão vivos. Devemos orar pela conversão de pecadores sabendo que no final a vontade soberana de Deus se tornará realidade.
            A porta estreita e o caminho apertado implicam em seguir a Jesus (a porta de entrada para os céus) (Jo 10.7-9) – Uma vida submissa a Deus, seguindo os passos de Jesus.
A porta larga e o caminho espaçoso é o caminho das facilidades, da vida instintiva e egoísta. Divorciada da vontade de Deus.
Em que caminho você está? Qual será  o seu destino?
                                                                                         



PENSE E RESPONDA

1.      “Se o seu coração parar de bater agora, se você for embora, para onde você vai?” (pessoal – para refletir)
2.      Jesus disse: “Entrai pela porta estreita”. E continuou: “Porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva a vida”. O que ele quis dizer com isso? R – Que seguir a Jesus fielmente e perseverar não é fácil. Temos lutas, adversidades. É enfrentar todo dia um sistema perverso, um inimigo invisível e lutar contra a própria natureza perversa que continua dentro de nós e nos puxa para baixo.
3.      Quem representa a porta para o Reino dos Céus? (Jo 10.7-9) R- “Jesus Cristo é a porta para os céus. Não há outra maneira de alguém entrar no céu.
4.      Porque poucos vão entrar no céu, se a graça de Deus é infinita? R – Porque muitos não querem, não se submetem. Simpatizam, mas não obedecem.
5.      Como alguém pode entrar pela porta estreita e andar pelo caminho apertado? R – A Bíblia diz que ninguém se chegará a Jesus Cristo se o próprio Deus não o trouxer. A doutrina da Eleição é muito difícil de ser compreendida somente com a visão humana. Encontramos na Bíblia farto material que nos mostra que Deus escolhe, elege, predestina para a salvação. Só quem se arrepende e crê será salvo, ou é salvo. Devemos orar a Deus para converter nossos familiares e todos que conhecemos e não conhecemos. Só ele pode abrir o entendimento do incrédulo e convertê-lo. Cabe ao povo de Deus dar testemunho e anunciar a salvação em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial