- Primeira Igreja Batista em Camocim-CE

ULTIMAS

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

TEMA → Comportamento / Atitude Cristã
TÍTULO O Cristão e o desejo de vingar-se

TEXTO → Romanos 12.19-21


Quebra-geloEu já me vinguei de alguém e o resultado foi ...
Eu já fui vítima de vingança e ...



INTRODUÇÃO
“A vingança é um prato que se come Frio” (autor desconhecido)

O mandamento supremo de Deus não é a vingança ou o ódio e seus parentes (a mágoa, o rancor, a ira, a inveja e o ressentimento).  Deus nos ama, perdoa, restaura e nos manda amar, amar intensamente. “De todo o coração, com todas as forças, com todo o entendimento”.
Devemos amar o próprio Deus, a nós mesmos, e os outros. A vingança pertence a Deus, não a nós. Os outros podem ser aqueles que nos fazem bem ou nos causaram males. Os nossos inimigos perseguidores ou mesmo aqueles que pensam diferente de nós.
Refletiremos sobre os conselhos de Paulo aos Romanos sobre um dos princípios de como resolver conflitos – Não devemos nos vingar, devemos deixar a retribuição para que Deus resolva à maneira Dele. Pelo contrário, devemos fazer o bem a quem nos fez o mal. Deixar a vingança e retribuição com Deus e fazer bem a quem nos ofendeu e não deixar-se vencer pelo mal são critérios que trazem sucesso, saúde emocional, limpeza espiritual – devemos vencer o mal com o bem. Tirar o que é ruim de dentro de nós e colocar o que é bom.
Como geralmente você reage ao ser injustiçado (a), ao ser vitimizado (a) pelo engano?
   1)      O que é vingança? Ato de punir uma ofensa. A atitude de, ao se sentir ou ser injustiçada a pessoa fazer justiça com as próprias mãos ou, maldizer, detratar, causar danos ou prejuízos ao causador, ou simplesmente ignorar a outra pessoa. Dizem que a indiferença causa mais danos que o próprio ódio.
   2)      “Não vos vingueis à vós mesmos, mas dai lugar à ira de Deus.”  (v.19) (Lv 19.18); (Dt 32.35)
 Quem resolve vingar-se deixou de confiar em Deus e em sua justiça. Deus é soberano; está no controle. Na hora certa, agirá. Deus se ira contra a injustiça e pune o transgressor. Deus é fiel.
  3)      “A vingança é minha”, diz Deus. Então não queiras assumir o lugar de Deus. É uma atitude satânica. A vingança pertence a Deus (Hb 10.30 – Hb 12.19). Não nos sairemos bem como seres humanos se quisermos assumir uma posição que é do Senhor. Dê lugar à ira de Deus, não à sua.
ILUSTRAÇÃO Absalão: guardou ira e revolta contra seu irmão por dois anos. Premeditou e preparou uma emboscada que resultou na morte de seu irmão. O ódio acumulado fê-lo voltar-se contra o próprio pai. O resultado foi sua morte de forma trágica. E, enquanto viveu esteve carregado de dor, revolta e suplicio (I Sm 13.20-27). Coloque seu fardo pesado aos pés de Jesus, alivie a carga, deixe diante de Deus as suas queixas.

Jesus não apelou para a vingança (Lc 23.33-35).  Estevão: Também orou assim ao ser apedrejado.

   4)       (Mt 5.44) A Atitude certa para com quem lhe infringiu sofrimento ou injustiça (V.20). Faça o bem a quem lhe fez o mal. Só podemos agir assim pela fé. Só podemos amar desinteressadamente pela fé.   Se quem lhe causou mal tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Resultado: é possível que essa pessoa caia em si e se arrependa, sendo também restaurada. O que importa não é só você, seu eu e interesses. Importa como Deus vê e quer que aconteça. Por fim, não deixe que o mal tome conta e lhe vença. Vença o mal com o bem.

CONCLUSÃO
Sempre que lembrar de uma injustiça sofrida perdoe novamente em nome do Senhor. Não guarde na bagagem coisas que apodrecerão sua alma, seu corpo. Se possível chame quem lhe ofendeu e respeitosamente fale quanto você sofreu com a atitude do seu próximo e diga-lhe: VOCÊ ESTÁ PERDOADO EM NOME DE JESUS!
Só carregue coisas boas na bagagem. Jesus Cristo pode voltar a qualquer instante. Não sabemos em que dia partiremos desta vida.
 Ore com autoridade: “Perdoa-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos aos nossos ofensores.”
Socorra à pessoa que já lhe ofendeu preste um favor. Em vez de vingar-se, perdoe!  Em vez de amaldiçoar, abençoe! Em vez de se deixar vencer pelo mal, vença o mal com o bem!

Hoje também é dia de cura e libertação, dia de restauração. Admita que existe o Deus Supremo que pode mudar toda e qualquer situação. Assuma que não dá para sair dessa situação sozinho (a)! Creia que o Senhor tem todo o poder para restaurar sua vida! Admita que existe alguns males em você que tens lhe afastado de Deus e das pessoas, e um deles é o desejo por vingança.
Decida perdoar, mesmo que doa em você. Tente só por hoje encarar a vida e seus problemas como a Bíblia ensina.
PENSE E RESPONDA
   1.      O que a Bíblia ensina ao povo de Deus sobre a vingança? (Lv. 19.18; Dt. 32.35) R – Não se vingar nem guardar ódio contra ninguém; pelo contrário, amar o próximo como a nós mesmos. Que vingança e a recompensa vêm de Deus.
   2.      O que significa dar lugar à ira de Deus? (v.19) R – Esperar pela Justiça e retribuição do Senhor. Confiar no tempo certo, Deus agirá, fará justiça ao seu povo. Aguardar a orientação de Deus antes de agir.
   3.      Qual o objetivo da orientação em Romanos 12.20 de fazer o bem aos nossos inimigos? R- A expressão “amontoarás brasas vivas sobre sua cabeça”, quer dizer: “despertarás a consciência do teu inimigo”. O objetivo é a restauração da pessoa que nos aflige e persegue. A importância de vermos que o outro é a “imagem e semelhança de Deus”. Quem sabe um inimigo venha se tornar amigo ainda, venha arrepender-se.
   4.     O que o texto de Romanos 12.21 quer dizer? R – Que vença e prevaleça o bem em nossa maneira de viver. Que tiremos o mal da nossa prática de vida.
  5.      Qual o princípio que nós aprendemos em Mateus 5.44? R – Ame seu inimigo. Deseje que ele viva e seja feliz. Coopere para que isso aconteça. Ore pelas pessoas que lhe maltratam e lhe perseguem.

    Pr. Abraão Secundino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial