Perdoar para sermos perdoados - Primeira Igreja Batista em Camocim-CE

ULTIMAS

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Perdoar para sermos perdoados




TEMA → Perdão
TÍTULO Perdoar para sermos perdoados

TEXTO → Mt. 18.21-28





Quebra-geloAlgo que pensei que não poderia perdoar, mas perdoei foi  ...
Me senti liberto (feliz) com o perdão que recebi de  ...


INTRODUÇÃO

...”Eu creio no perdão dos pecados” (...) Lc. 17.3-4

Pedro estava curioso sobre quantas vezes alguém deveria perdoar o seu irmão. Os judeus estabeleciam sete vezes. Jesus Cristo deu um novo conceito para a disposição de perdoar não só sete vezes, mas até setenta vezes sete. (Quer dizer: toda vez que alguém errar com você e pedir perdão, perdoe.)
O Cristão que vive pela fé tem à sua disposição o perdão de Deus e deve estar disposto a perdoar infinitas vezes. Devemos cultivar um coração perdoador. Isso nos trará mais saúde para o corpo, alma e assim o perdão de Deus estará sempre disponível para nós.
   1)      Pedro tinha conhecimento de um Deus perdoador (Mt 18.21).
Com o Senhor está o perdão (Sl. 130.4 e Dn. 9.9; II Sm 12.13).
ILUSTRAÇÂO – A mulher que foi curada de uma úlcera duodenal e depressão mediante o recebimento do perdão.
Há algo em sua vida que lhe traz culpa, dor e sofrimento? Algum pecado não confessado! (Sl 51.10-13)
Receba o amor e o perdão de Deus em sua vida hoje mesmo, aqui!

   2)      Pedro tinha consciência de que os perdoados precisam (devem) perdoar sempre! (Mt. 18.21-22)
- O perdão de Deus está diretamente ligado ao perdão que seus servos liberam aos outros (Mt 6.12; Ef  4.32; Col 3.13)
Você crer no perdão dos pecados? Você obedece à palavra do Senhor?
- Precisamos com urgência praticar a Palavra de Deus e não sermos apenas ouvintes educados.
O perdão é um mandamento de Deus para todos os que crêem. Jesus Cristo exerceu e colocou em prática em sua vida aqui na terra. Ele nos manda perdoar antes de servir.
- Ao orarmos;
- Ao dedicarmos nossa oferta, devemos estar de coração limpo, perdoados e perdoando.
- Muitas doenças se instalam e matam pessoas que cultivam ira, mágoa, ressentimento e cólera.
- Peça pra Jesus Cristo limpar seu interior; Não deixe que se instalem pensamentos, palavras, atos e hábitos nocivos a você mesmo e a outros.
- Seja uma pessoa do diálogo. Cultive a humildade, lute contra o orgulho.
- Mantenha-se sereno e resiliente.
- Seja corajoso (a) tome a iniciativa para o dia logo.
Então, perdoe a seu próximo. Existe em sua vida pendências com pessoas? Resolva logo: mesmo que tema. Que sofra. Que passe por humilhação. Procure estabelecer a paz em seu viver (Mt 5.25-26).
Devemos estar sem pendências para que nossas orações sejam atendidas e relevantes (Mc 11.25-26).
Nosso coração deve estar em paz e devemos ter perdoado as pessoas e buscarmos o perdão de quem ofendemos quando formos levar a nossa oferta (Mt 5.23-26)
    3)      Nosso serviço cristão só será aceito se tivermos um espírito perdoador.

PENSE E RESPONDA

 1. Que significa Perdão? R – Dicionário Comum: “1. Remissão de culpa, dívida ou pena. = DESCULPA 2. Absolvição, indulto. 3. Benevolência, indulgência.  4. Fórmula que exprime um pedido de desculpas.”
  A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação e foi algumas vezes usada no sentido de perdoar um débito financeiro. Para entendermos o significado desta palavra dentro do conceito bíblico de perdão, precisamos entender que o pecador é um devedor espiritual. Até Jesus usou esta linguagem figurativa quando ensinou aos discípulos como orar: "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12).

    2.       O que Jesus quis dizer em perdoar até setenta vezes sete? (v.21-22) R – Pedro curioso perguntou até quantas vezes alguém deveria perdoar o seu irmão. Os judeus estabeleciam sete vezes. Jesus Cristo deu um novo conceito para a disposição de perdoar não só sete vezes, mas até setenta vezes sete. (Quer dizer: toda vez que alguém errar com você e pedir perdão, perdoe.)

     3.       O perdão é uma sugestão para o cristão? (Mt. 6.14-15) R- Não. O perdão é um mandamento de Deus para todos os que crêem. Jesus Cristo exerceu e colocou em prática em sua vida aqui na terra. O perdão de Deus está diretamente ligado ao perdão que seus servos liberam aos outros.

     4.       Quais as conseqüências da falta de perdão? R –  Impede o perdão do Pai.  – A falta de perdão abre a porta para doenças físicas e mentais e fortalezas demoníacas. - Pode limitar ou até mesmo bloquear as bênçãos em nossa vida. - Podemos bloquear nosso próprio perdão. Mt.  6.14-15 – Se não perdoamos, não podemos ser perdoados. - Provérbios 28:13 “Aquele que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” - A falta de perdão é um pecado que bloqueia a prosperidade. - Nos deixa amargos e os nossos corações endurecidos.

    5.    Ore nesse momento por você e por alguém que você precisa liberar ou pedir perdão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial