GP - A Mensagem da Cruz - Primeira Igreja Batista em Camocim-CE

ULTIMAS

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

GP - A Mensagem da Cruz

TEMA →A Mensagem da Cruz
TEXTOI Coríntios 1.18-25

TEXTO ADICIONAL­Romanos 1.16,17.



Quebra-geloUm constrangimento ou dificuldade (rejeição) que eu enfrentei por ser crente ou por pregar o evangelho...




INTRODUÇÃO

1.18-25 – Nesta seção, Paulo enfatiza que a salvação está na mensagem de Cristo, não em filosofias humanas. A simplicidade poderosa de Jesus sobre a sabedoria humana nega às pessoas qualquer motivo para se vangloriarem. Muitas tropeçam nessa simplicidade, porque as religiões do mundo baseiam a fonte da salvação em obras que nós fazemos, e não na graça na qual cremos.
1.18 – A palavra da cruz é o evangelho, as boas-novas sobre a morte e a ressureição de Cristo por nossos pecados. O evangelho penetra a essência do egocentrismo. Para aqueles que exaltam o ego, a mensagem parece absurda; porém, para os que se curvam humildemente com fé, ela se torna o poder capaz de arrebatá-los da morte e dar-lhes a vida eterna. Não é de se admirar que Paulo tenha depositado tal confiança nesta mensagem (Rm. 1.16).

O Cristianismo é uma muleta para os fracos?

O Cristianismo é somente mais uma muleta para pessoas que não conseguem se dar bem sozinhas?De certo modo, sim. Jesus disse: "Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento(Lucas 5:31,32).Jesus evita aqueles que se julgam (fingem) ser  invencíveis, aqueles que acham ter tudo sob controle. Em vez disso, Ele tenta alcançar aqueles que sabem que algo está errado, que a vida deles está enferma, cheia de ganância, luxúria, crueldade e egoísmo.

Jesus sabe que ninguém está espiritualmente saudável. Ninguém é justo o suficiente para se colocar diante de um Deus Santo.É por isso que Jesus veio a este mundo: para restaurar as pessoas a Deus. A boa notícia é que Cristo nos dá poder para vencer o pecado e os meios que ele usa frequentemente para nos abater.

De certo modo, o cristianismo é então uma muleta para os "fracos" [os que sabem que apenas em Deus podem ser feitos "fortes"].Contudo, aqueles que rejeitam o cristianismo com essa alegação, normalmente o fazem para esconder (negar) sua própria imperfeição. Estes usam essa desculpa como um meio de esquivar-se dos direitos que Deus tem sobre a vida deles.
Eles não conseguem aceitar (compreender) que Deus transforma pessoas pecadoras (separadas de Deus) e feridas em pessoas reconciliadas (unidas com Deus) e sadias.


Fonte: O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento, Editora Central Gospel, 1ª Ed. 2010, pag. 411 e 413.
PENSE E RESPONDA

1.       Quando Paulo se refere à Palavra da Cruz, a que ele está se referindo?( I Co. 1.18) 
2.       Qual a interpretação bíblica de I Co. 1.18?
3.       Porque a mensagem do Evangelho choca tanto as pessoas não convertidas?
4.       Você crer e vive baseado (a) no Evangelho de Cristo? (pessoal)
Como este grupo pode orar por você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial