TEMA → Justificação pela Fé
TÍTULO → Justificados
por sua Graça
TEXTO → Romanos 3.21-28
TEXTOS ADICIONAIS →
Rm 5.1; 8-11; 18; Rm 8.1; Rm 4.25
INTRODUÇÃO
Justificação – (Gr. Dikaiôsis) Rm. 4.25 e 5.18
A
justificação pela fé em Jesus Cristo é um dos aspectos que envolvem a salvação
do crente. Deus em Cristo nos regenerou (gerou de novo – nos fez novas
criaturas). Nos adotou como seus filhos (João 1.12; Efésios 1.3-8) aqui vem
outro aspecto – a adoção.
Na
salvação (vida eterna), recebemos de Deus a justificação. Deus nos tornou
justos mediante a entrega de Jesus Cristo para sofrer e morrer em nosso lugar.
O pecado é tão terrível que se não fosse Cristo ter sido condenado em nosso
lugar, nem uma carne se salvaria.
Justificar,
na acepção paulina significa “declarar justo”, “atribuir justiça a” alguém. Uma
vez que no ponto de vista de Deus, “não há justo, em sequer um” (Rm 3.10), como
pode um Deus justo justificar um injusto?! (Rm 8.33) Que o perdoe, compreende-se;
mas atribuir-lhe justiça (que esse injusto não tem), declará-lo justo (quando,
intrinsecamente é injusto) e ainda manter Deus a sua própria justiça, como o
poderá?
O
termo grego “dikaio”, que significa absolver ou
ser declarado justo (Rm 4.25 e 5.1) trata-se de uma terminologia legal, usada
para fazer referência a um veredicto favorável em um julgamento. A palavra
descreve a configuração de uma corte, onde Deus preside como Juíz, determinando
a fidelidade de cada pessoa em relação à Lei. Na primeira parte de Romanos,
Paulo deixa claro que ninguém pode escapar do julgamento divino (Rm 3.9-20).
A
lei não serve para justificar os pecados, mas para expôr seus pecados. Para
remediar essa deplorável situação, Deus enviou seu filho para morrer pelos
nossos pecados. Quando nós cremos em Jesus, Deus imputa a nós a Sua justiça,
declarando-nos justos diante Dele.
Sendo
assim, Deus demonstra que ele é tanto um juíz justo, quanto o único que pode
nos declarar justos; Ele é o nosso justificador (Rm 3.26). Na salvação não há
nada que o pecador tenha feito no que diz respeito ao aspecto da regeneração,
adoção e justificação. Foi iniciativa de Deus, sua participação nestes aspectos
é total. Não há nada que não tenhamos recebido “Graças a Deus por nosso Senhor
Jesus Cristo” (Rm 7.25).
PENSE
E RSEPONDA
1.
O cristão é justificado
diante de Deus por meio de que; (Efésios 2.8)
2.
Na salvação, no que diz
respeito à justificação, há alguma participação dos seres humanos? (Ef. 2.8; Rm
3.24)
3.
O que a justificação
produz na vida do crente? (Rm 5.1)
4.
Qual a função da lei judaica
na salvação? Alguém, tentando cumprir uma lei ou religião pode ser salvo (a)?
(Rm3.28; Rm 4.15; Rm 5.20)
5.
O que está presente no
homem (ser humano) desde quando foi gerado? (Sl 51.5; Rm 3.23; Rm 6.23)
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