Restauração Espiritual - Primeira Igreja Batista em Camocim-CE

ULTIMAS

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Restauração Espiritual

TEMA → Restauração Espiritual
TÍTULO → Voltando para Deus (De volta à Casa do Pai)
TEXTO → Lamentações 3.40

TEXTOS ADICIONAIS → Is. 55.7; Lc. 15.13-20; Sl. 139:23-24

QUEBRA GELO - Eu já me arrependi de...


INTRODUÇÃO
Estamos trazendo aos irmãos e amigos o 4º Passo para Cura Interior, aplicado em Grupos de Apoio e Restauração Espiritual com as Escrituras Sagradas como base.
Revisando os passos anteriores...
1º Passo: Admitirmos que éramos impotentes perante o dano causado por nossa separação de Deus e que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas. “Sei que nada de bom habita em mim, isto, é em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo”.(Rm 7.18)
2º Passo: Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos a sanidade. “Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele”. (Fp 2.13)
3º Passo: Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos. “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. “(Rm 12.1)
4º Passo: Fizemos minuciosa e destemida auto-avaliação moral de nós mesmos.
“Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o Deus Eterno.” (Lm. 3.40)
O autor faz no capitulo 3 uma lamentação individual e nela um convite ao povo a fazer uma minuciosa e destemida auto-avaliação moral de si mesmo e voltar-se para Deus, já que todo o sofrimento por qual o povo de Israel passou é atribuído ao pecado e ao afastamento de Deus.
Hoje também Deus está pronto para amparar, perdoar e restaurar aqueles (las) que estiverem dispostos a examinarem seriamente seu proceder e voltarem-se para Deus
Que atitudes e passos uma pessoa pode ter para atingir esse alvo?
1.      Olhe para si mesmo.  (Auto –exame/avaliação moral de si mesmo). Isto envolve:
Ø  Consciência de como Deus me vê;
Ilustração – Hagar, serva de Sara, desamparada, errante, confusa – encontrou o Deus que vê (ou que me vê) Gn 16.9-13.
Os muitos “Eus”
Ø  Consciência de si mesmo (Como você se vê)
Ø  Como os outros lhe vêem
Ø  Coisas que só você vê
Ø  Coisas que você não enxerga em si mesmo (a).
Ø  O eu que nem você nem os outros enxergam, só Deus mesmo vê

Olhar cuidadosamente para nós mesmos não é fácil, requer humildade e altruísmo. Capacidade de ouvir os outros e aprender com as críticas e os erros.
Quando fizer um auto-exame de si mesmo (a) saiba que existe um Deus de amor, compaixão e misericórdia que não desiste de você.
Saiba que todos nós temos a tendência de montar defesas para não termos que encarar diretamente nossos defeitos ou nossas dores e feridas; Reveja sua história; Descubra a raiz de seus vícios, compulsões e comportamentos dependentes;
Ilustração Abusos sofridos (Passivo e Ativo);
- Incesto Emocional – crianças usadas como se fossem pais de seus pais.
- Problemas hereditários – Quando pais tem feridas, mágoas, amarguras, defeitos e limitações que não resolveram, eles tendem a estender esses problemas a seus filhos. Ex: Pais/mães frustrados na carreira são tendenciosos a projetar nos filhos a compulsividade, perfeccionismo e vício pelo trabalho para compensar suas próprias limitações.
- Mensagens negativas (Verbais e não-verbais). Ex: “Você nunca vai ser nada”, “Nunca chegará a nada”, “Menino ruim”, “Acho que você não é meu filho (a), foi trocado”, “Você é burro (a)?”, “Você não presta! Não faz nada certo”.
- Pais que nunca tem tempo para os filhos (mensagem não verbal). “Sou um estorvo! Sou um acidente! Não sou desejado! Ninguém se importa comigo!”
- Emoções Reprimidas.

2.      Faça um inventário (escreva e avalie a força de seus comportamentos dependentes).
- Vícios; álcool; dominado em ganhar ou acumular dinheiro; necessidade de agradar a outros; perfeccionismo; materialismo;
- Culpa real e culpa falsa;  Empenhe-se em absorver e praticar o bem.

3.      Volte-se para Deus – Volte para a Casa do Pai (Lucas 15.20).
Às vezes (muitas vezes) a pessoa sabe racionalmente, que decisões tomar, que atitudes deve ter, que caminhos trilhar para sair do labirinto em que está a sua vida, mas não quer romper como os vícios.
 - “Quando o filho pródigo caiu em si”
Você já caiu em si? Sabe a que ponto chegou? A extensão de seus danos e prejuízos a si e a outros.
Não se condene. Reúna todas as forças e decida voltar.
- Buque a Casa do Pai;
O que nos impede de voltar a Deus:
- Incredulidade? Decepções com Deus e seu povo? Preconceito? Expectativas equivocadas (irreais) sobre Deus, si mesmo e outros. Orgulho, mágoa, amargura, ressentimento?
                                 
CONCLUSÃO
Examinar a si mesmo; esquadrinhar os caminhos; ver o que temos feito e voltar para Deus envolve: Decisão, vontade. Abrir mão do que está nos empurrando para baixo. Ter uma percepção saudável sobre Deus. Como você ver Deus? Já provou do seu amor e perdão? Já convidou a Jesus Cristo pra tomar conta de sua vida? Submeta sua vida a Deus (Volte para Deus. Ele te ama); Decida abandonar o pecado.
 Acredite que o Senhor Deus é diferente, Ele não e abusador, nem mentiroso. Ele te ama de verdade.
PENSE E RESPONDA
1.   Relembre junto com o seu grupo os passos para a cura interior baseados nas Escrituras Sagradas? R - 1º Passo: Admitirmos que éramos impotentes perante o dano causado por nossa separação de Deus e que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas. “Sei que nada de bom habita em mim, isto, é em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo”.(Rm 7.18); 2º Passo: Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos a sanidade. “Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele”. (Fp 2.13); 3º Passo: Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos. “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. “(Rm 12.1); 4º Passo: Fizemos minuciosa e destemida auto-avaliação moral de nós mesmos. “Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o Deus Eterno.” (Lm. 3.40)
2.   Qual o apelo feito pelo autor de Lamentações 3.40? R -  Fazer um auto-exame minucioso e destemido da minha vida moral e voltar-me para Deus. Em suma: auto-avaliação de mim mesmo. Oração. Voltar para Deus.
3.   Que abusos  e/ou mensagens negativas devem ser evitadas pelos pais para com os filhos? R – mensagens negativas verbais e não verbais. Ex: “Você nunca vai ser nada!”, “Eu me arrependo de ter criado você!”, “Você é burro”.
Parecer sempre ocupado (a) e estressado (a) diz na forma não-verbal para os filhos: “Você é um problema”, “Você é um estorvo”.
4.   Qual era a situação econômica, social e espiritual do povo de Deus na época em que Lamentações foi escrito? R – A cidade de Jerusalém tinha sido invadida por exército inimigo. As pessoas de destaque e os jovens haviam sido deportados (exilados). As casas estavam destruídas e os muros da cidade derribados. Havia seca e fome e o inimigo dominava.
5.   Qual era a atitude ou reação do escritor de Lamentações? R – Estava em crise, chocado. Questionava porque tudo aquilo estava acontecendo. Reconhece a misericórdia divina (Lm 3.22), convida a todos ao arrependimento.
Pr. Abraão Secundino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial